sábado, 28 de maio de 2011

Isaias foi profeta durante 4 reinados 40 anos Uzias, Jotão, Acaz, Esequias.

(II Crônicas 26:1) - ENTÃO todo o povo tomou a Uzias, que tinha dezesseis anos, e o fizeram rei em lugar de Amazias seu pai.
(II Crônicas 26:4) - E fez o que era reto aos olhos do SENHOR; conforme a tudo o que fizera Amazias seu pai.
(II Crônicas 26:5) Porque deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era entendido nas visões de Deus; e nos dias em que buscou ao SENHOR, Deus o fez prosperar.
(II Crônicas 26:6) - Porque saiu e guerreou contra os filisteus, e quebrou o muro de Gate, o muro de Jabne, e o muro de Asdode; e edificou cidades em Asdode, e entre os filisteus.
(II Crônicas 26:7) - E Deus o ajudou contra os filisteus e contra os árabes que habitavam em Gur-Baal, e contra os meunitas.
(II Crônicas 26:9) - Também Uzias edificou torres em Jerusalém, à porta da esquina, e à porta do vale, e à porta do ângulo, e as fortificou.
(II Crônicas 26:10) - Também edificou torres no deserto, e cavou muitos poços, porque tinha muito gado, tanto nos vales como nas campinas; tinha lavradores, e vinhateiros, nos montes e nos campos férteis; porque era amigo da agricultura.
(II Crônicas 26:11) - Tinha também Uzias um exército de homens destros na guerra, que saíam à guerra em tropas, segundo o número da resenha feita por mão de Jeiel, o escrivão, e Maaséias, oficial, sob a direção de Hananias, um dos capitães do rei.

Porque os vencedores vencem?

Vencer requer esforço, requer sofrimento, requer renúncia.

(Provérbios 26:13) - Diz o preguiçoso: Um leão está no caminho; um leão está nas ruas.

 (Provérbios 26:14) - Como a porta gira nos seus gonzos, assim o preguiçoso na sua cama.

(Provérbios 26:15) - O preguiçoso esconde a sua mão ao seio; e cansa-se até de torná-la à sua boca. 

(Provérbios 26:16) - Mais sábio é o preguiçoso a seus próprios olhos do que sete homens que respondem bem.
 (II Crônicas 26:13) - E debaixo das suas ordens havia um exército guerreiro de trezentos e sete mil e quinhentos homens, que faziam a guerra com força belicosa, para ajudar o rei contra os inimigos.
(II Crônicas 26:15) - Também fez em Jerusalém máquinas da invenção de engenheiros, que estivessem nas torres e nos cantos, para atirarem flechas e grandes pedras; e propagou a sua fama até muito longe; porque foi maravilhosamente ajudado, até que se fortificou.
(Isaías 1:3) - O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.
(Isaías 5:2) - E cercou-a, e limpando-a das pedras, plantou-a de excelentes vides; e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas boas, porém deu uvas bravas.
(II Crônicas 26:16) - Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o SENHOR seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso.
 (II Crônicas 26:17) - Porém o sacerdote Azarias entrou após ele, e com ele oitenta sacerdotes do SENHOR, homens valentes.
 (II Crônicas 26:18) - E resistiram ao rei Uzias, e lhe disseram: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o SENHOR, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para queimar incenso; sai do santuário, porque transgrediste; e não será isto para honra tua da parte do SENHOR Deus.
(II Crônicas 26:19) - Então Uzias se indignou; e tinha o incensário na sua mão para queimar incenso. Indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu à testa perante os sacerdotes, na casa do SENHOR, junto ao altar do incenso.
 (II Crônicas 26:20) - Então o sumo sacerdote Azarias olhou para ele, como também todos os sacerdotes, e eis que já estava leproso na sua testa, e apressadamente o lançaram fora; e até ele mesmo se deu pressa a sair, visto que o SENHOR o ferira.
 (II Crônicas 26:21) - Assim ficou leproso o rei Uzias até ao dia da sua morte; e morou, por ser leproso, numa casa separada, porque foi excluído da casa do SENHOR. E Jotão, seu filho, tinha o encargo da casa do rei, julgando o povo da terra.
 (II Crônicas 26:22) - Quanto ao mais dos atos de Uzias, tanto os primeiros como os últimos, o profeta Isaías, filho de Amós, o escreveu.
 (II Crônicas 26:23) - E dormiu Uzias com seus pais, e o sepultaram com eles no campo do sepulcro que era dos reis; porque disseram: Leproso é. E Jotão, seu filho, reinou em seu lugar.

Obras da Carne Galatas C.5v.16-21.

Estudo; Pastor Narciso Almeida Borges

AMBIÇÃO.

COMO QUE AMBIÇÃO PODE SE TORNAR DESTRUTIVA? LEITURA BíBLICA: Números 16:1-40 VERSíCULO CHAVE: Ajuntaram-se contra Moisés e contra Arão, e lhes disseram: Basta! Toda a congregação é santa, todos eles são santos, e o Senhor no meio deles. Por que, pois, vos elevais sobre a congregação do Senhor? (Números 16:3) A AMBIÇÃO PODE DESTRUIR CONQUISTAS PRESENTES. Coré e seus colégas notaram as vantagens do sacerdócio no Egito. Os sacerdotes egípcios tinham muitas riquezas e influência política, que era uma coisa que Corá desejava para sí. Corá deve ter assumido que o sacerdócio israelita seria o mesmo tipo de máquina política. Ele não entendia que a maior ambição de Moisés era servir a Deus ao invés de controlar os outros. A AMBIÇÃO PODE DESTRUIR TUDO. Moisés viu sua motivação verdadeira - alguns dos levitas queriam o poder de sacerdócio. Assim com Coré, nós as vezes desejamos as qualidades especiais que Deus deu a outras pessoas. Coré tinha suas próprias responsabilidades e habilidades significativas e louváveis. No entanto, no final sua ambição fez com que ele perdesse tudo.

A ambição inapropriada é ganância e disfarce.
Concentre-se em buscar de Deus o propósito especial que ele tem pra você.

LEITURA BíBLICA: Juízes 9:1-20 VERSíCULO CHAVE: Então os irmãos de sua mãe falaram a respeito dele a todos os cidadãos de Siquém todas aquelas palavras; e o coração deles se inclinou a seguir a Abimeleque, pois disseram: É nosso irmão. (Juízes 9:3) A AMBIÇÃO COLOCA OS NOSSOS PLANOS A FRENTE DE DEUS. Deus era pra ser o rei de Israel, não um mero homem. Porém, Abimeleque queria usurpar a posição reservada somente para Deus. Em sua busca egoísta, ele matou sessenta e nove de seus setenta meio irmãos. Pessoas que tem desejos egoístas tentam realiza-los de qualquer forma. Examine suas ambições para ver se elas são centradas em você ou em Deus. Tente sempre realizar os seus desejos de uma maneira que Deus aprovaria.

LEITURA BíBLICA: Marcos 9:33-37 VERSíCULO CHAVE: Chegaram a Cafarnaum. Estando ele em casa, perguntou-lhes: Que estáveis discutindo pelo caminho? Mas eles se calaram porque pelo caminho tinham discutido entre si qual era o maior. (Marcos 9:33-34) A AMBIÇÃO REVELA PRIORIDADES ERRADAS. Os discípulos, pegos em suas lutas constantes pelo sucesso pessoal, ficaram envergonhados de responder a pergunta de Jesus. É sempre doloroso comparar os nossos motivos com Cristo. Não é errado que as pessoas que crêem sejam trabalhadoras ou ambiciosas, mas quando a ambição coloca a obediência e o serviço de lado, ela se torna pecado. O orgulho ou a insegurança pode nos levar a super valorizar uma posição ou prestigio.

No reino de Deus, tais motivações são destrutivas. A única ambição segura é aquela pelo reino de Deus, não pela nossa própria promoção. COMO QUE A AMBIÇÃO PODE SER CONTROLADA? LEITURA BíBLICA: (II Samuel 5:12) - E entendeu Davi que o SENHOR o confirmara rei sobre Israel, e que exaltara o seu reino por amor do seu povo.

VERSíCULO CHAVE: AS NOSSAS AMBIÇÕES DEVEM SER COMPARADAS REGULARMENTE COM OS PROPÓSITOS DE DEUS. Apesar dos reinos dos pagãos basear sua grandeza em conquistas, poder, exércitos e riquezas, a bíblia diz (Jeremias 17:5) - Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!


(Salmos 20:7) - Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus.

(Salmos 20:8) - Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé.

Davi sabia que a sua grandeza vinha somente de Deus. Ser grande significa ter um relacionamente íntimo com Deus pessoalmente e nacionalmente. Para que isso fosse fieto, Davi tinha que controlar a sua ambição. Apesar de ser famoso, bem sucedido e amado, ele deu a Deus o primeiro lugar em sua vida e serviu ao povo de acordo com o propósito de Deus. Você busca grandeza de Deus ou de pessoas? Na busca pelo sucesso, lembre-se de manter a sua ambição sob controle.

ÁSPIDE

Áspide é uma cobra venenosa. A maioria das referências para áspide. (Deuteronômio 32:33) - O seu vinho é ardente veneno de serpentes, e peçonha cruel de víboras.
parece ser da cobra egípcia, que se esconde em covas, muros e pedras. Seu veneno ataca o sistema nervoso causando paralisia. Os egípcios consideravam-na um ser sagrado; olhavam-na como protetora, uma vez que se alimentavam de roedores que comiam sua colheita.

As "serpentes abrasadoras" (Números 21:6) - Então o SENHOR mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel
(Deuteronômio 8:15) - Que te guiou por aquele grande e terrível deserto de serpentes ardentes, e de escorpiões, e de terra seca, em que não havia água; e tirou água para ti da rocha pederneira;
devem ter sido cobras; "abrasadora" provavelmente se refere à febre causada pelo seu veneno.

Os textos em. (Isaías 14:29) - Não te alegres, tu, toda a Filístia, por estar quebrada a vara que te feria; porque da raiz da cobra sairá um basilisco, e o seu fruto será uma serpente ardente, voadora.

(Isaías 30:6) - Peso dos animais do sul. Para a terra de aflição e de angústia (de onde vêm a leoa e o leão, a víbora, e a serpente ardente, voadora) levarão às costas de jumentinhos as suas riquezas, e sobre as corcovas de camelos os seus tesouros, a um povo que de nada lhes aproveitará. ("serpente voadora") podem se referir a uma membrana na sua cabeça.

ABSINTO

Planta de gosto amargo e ruim. Simboliza aquilo que é desagradável, como o remorso. (Provérbios 5:4) - Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes. e o sofrimento

(Jeremias 9:15) - Portanto assim diz o SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel: Eis que darei de comer losna a este povo, e lhe darei a beber água de fel.
.
(Provérbios 8:34) - Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada.

(Provérbios 8:35) - Porque o que me achar, achará a vida, e alcançará o favor do SENHOR.

(Provérbios 8:36) - Mas o que pecar contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte.

(Lucas 12:15) - E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.

Inveja

Sentimento de pesar pelo bem e pela felicidade de outra pessoa, junto com o desejo de ter isso para si. (Salmos 37:1) - NÃO te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade.

(Provérbios 14:30) - O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos.

(I Pedro 2:1) - DEIXANDO, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações,

LASCÍVIA

(latim lascivia, -ae, jovialidade, brincadeira, lascívia, devassidão)
Conduta vergonhosa, como sensualidade, imoralidade sexual, libertinagem, luxúria

(Marcos 7:22) - Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.

(Gálatas 5:19) - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,

(Colossenses 3:5) - Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
(Colossenses 3:6) - Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
Não podemos poupar esses sentimentos em nós, temos lançar fora,
a bíblia diz destrói totalmente, (I Samuel 15:3) - Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas


Libertinagem

Devasso; pervertido; perversão de costumes

Judas 1:4
Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.

Luxúria

Perversão de costumes; práticas antinaturais; licenciosidade

O castigo da vossa luxúria recairá sobre vós, e levareis os pecados dos vossos ídolos; e sabereis que eu sou o SENHOR Deus.

(Ezequiel 23:27) - Assim farei cessar em ti a tua perversidade e a tua prostituição trazida da terra do Egito; e não levantarás os teus olhos para eles, nem te lembrarás nunca mais do Egito.

(Ezequiel 23:35) - Portanto, assim diz o Senhor DEUS: Como te esqueceste de mim, e me lançaste para trás das tuas costas, também carregarás com a tua perversidade e as tuas devassidões.

(Ezequiel 23:49) - O castigo da vossa perversidade eles farão recair sobre vós, e levareis os pecados dos vossos ídolos; e sabereis que eu sou o Senhor DEUS.

Dicionário: Aurelio

porfiar - Conjugar

1. Altercar; contender; disputar com afinco.
2. Teimar; insistir; rivalizar.
3. Mar. Guarnecer com fio (um cabo de linho).
4. Coser (cabos ou tralhas) com um fio ou cabo mais delgado.

porfia

1. Disputa ou contenda pertinaz de palavras.
2. Perseverança; afinco; constância; pertinácia.
3. Obstinação, teima.
à porfia: em competência; a qual melhor.

Emulações.
emular - Conjugar .
1. Imitar por emulação.
2. Ter emulação de alguém.
3. Fazer o possível por igualar ou exceder a.

Confrontar: imolar.
emulações
1. Sentimento que excita o zelo e a actividade! atividade para igualar ou exceder os outros no que é bom.
2. Brio, estímulo; rivalidade.


Heresias

arianismo |
Heresia de Ario e dos adeptos da sua doutrina que negava a unidade e a consubstancialidade das três pessoas da Trindade e, por consequência, a divindade de Jesus Cristo. (O arianismo foi condenado pelo Concílio de Niceia e de Constantinopla

Fundador de uma heresia

herético.
Da heresia ou a ela relativo

herege .
Uma pessoa que segue uma heresia

heresia .
Divergência em ponto de fé ou de doutrina religiosa

Ciúme

1. Receio ou despeito de certos afectos !afetos alheios não serem exclusivamente para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário